Foto: Renan Mattos (Diário)
Quatro caixas d'água da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, passaram por processo de limpeza bacteriológica e desinfecção na tarde desta terça-feira. O trabalho, segundo a Superintendência de Comunicação da prefeitura de Santa Maria, começou no dia 2 de julho e segue até o dia 1º de agosto.
Rede de fast food seleciona funcionários em Santa Maria
De acordo com a prefeitura, 29 locais ligados à Secretaria de Saúde já passaram pela limpeza. Outros 13 ainda passarão pelo mesmo processo, que, conforme o Executivo, é feito semestralmente em todas as unidades de saúde. Em função do surto de toxoplasmose na cidade, o serviço foi intensificado, mas já faz parte da rotina do município.
A limpeza é feita por uma empresa terceirizada, de Silveira Martins, que venceu a licitação para esse trabalho. Hoje, passarão por limpeza as caixas d'água das UBSs São João, no Bairro São João, e Parque Pinheiro Machado, no Bairro Pinheiro Machado. Na quinta-feira, o cronograma está previsto para a Estratégia Saúde da Família (ESF) Pains, no distrito de Pains. Na sexta, o Pronto-Atendimento (PA) Municipal, o PA do Patronato, e a unidade de Santo Antão devem ser contempladas.
A prefeitura explica que, no caso das escolas, a responsabilidade pela limpeza das caixas d'água é de cada instituição, com verba própria. Além disso, em relação aos demais órgãos públicos, cada secretaria é independente e cada uma faz a gestão dos seus prédios. No entanto, em todos os casos, é obrigatória a limpeza a cada seis meses.